Trabalho de Laminação
- Conceito
Consiste em diminuir a espessura do material por meio de cilindros.
- Tipos de laminadores
* Em linha: com várias cadeiras trio ou duo, com um acionamento único.
* Trens contínuos: com uma série de cadeiras duo, com cilindros girando no mesmo sentido, dispostos ao longo de um mesmo eixo de laminação e com pequeno afastamento entre as cadeiras.
* Laminadores de tubos: existem muitos tipo; em alguns, a secção inicial é uma barra chata ou uma chapa, que é aquecida à uma temperatura de caldeamento; em outros, ela é trabalhada a frio, passando por uma série de rolos conformadores.
* Laminadores para produtos circulares: aros e rodas de todos os tipos, para vagões, locomotivas e etc.
- Cadeiras
Uma conjunto de cilindros, com seus mancais, suportes, montantes, etc., é chamado de uma “cadeira” ou “gaiola” de laminação. Vejamos quais tipos mais comuns:
Duo com retorno por cima: este tipo de laminador é o mais antigo e mais simples, sendo usado no passado, para a laminação de chapas e, ainda hoje, nas laminações de barras, para a produção de alguns aços ferramenta e aços altamente ligados.
Duplo duo: Usado na laminação de barras de aços especiais, consiste em dois conjuntos Duo, com sentidos de movimento opostos, colocados em planos verticais paralelo e montados numa cadeira de laminação única.
Contínuo: várias cadeiras são colocadas uma após a outra, numa linha reta, de modo que a peça a ser laminada avança continuamente, sendo trabalhada sucessivamente em vários passes ao mesmo tempo, até que saia da última cadeira, como produto acabado.
Trio: três cilindros são dispostos um sobre o outro e a peça é introduzida no laminador, passando entre o cilindro de baixo e o médio e retorna entre o superior e o central.
Quádruo: é aquele onde existem quatro cilindros, montados um sobre o outro, sendo os do meio de menor diâmetro, enquanto que os cilindros inferior e superior, são de grande diâmetro.
Sendzimir: os laminadores tipo