Trabalho de laminação
INTRODUÇÃO
O processo de laminação de metais é um processo de conformação mecânica, que consiste em deformar plasticamente o material, ou seja, fazê-lo mudar de forma e esta mudança ocorre por esmagamento entre rolos giratórios. A pressão necessária para o que mesmo sofra esta deformação é enorme e os esforços envolvidos são de compressão.
Propriedades Mecânicas dos Materiais
O materiais metálicos possuem diversas propriedades especiais, umas das mais importantes são: • Elasticidade e • Plasticidade
Elasticidade é a propriedade que o material metálico tem de se deformar, se um esforço é aplicado sobre ele, e de voltar a forma anterior quando o esforço aplicado parar de existir. Plasticidade é a propriedade que o material metálico tem de manter uma determinada deformação, se um esforço for aplicado sobre ele, e permanecer deformado quando o esforço parar de existir. Normalmente este esforço aplicado ao metal é maior e mais prolongado, do que na descrição anterior.
Resumindo as coisas;
Propriedade de Elasticidade deforma e volta a forma anterior.
Propriedade de Plasticidade deforma e não volta a forma anterior. Estas propriedades dependem de como os átomos do metal estão arranjados, onde situações estruturais permitem maiores ou menores deformações, requerendo mais ou menos energia e esforço para se deformar um material metálico. Alguns materiais são mais fáceis de serem deformados do que outros, podemos citar o ouro, o alumínio e o cobre como bons exemplos disso, mas qualquer metal pode ser deformado, até espessuras muito finas, pelo processo de conformação por laminação.
Processo Produtivo
Para laminar os metais, no intuito de fabricar chapas ou folhas, as coisas devem iniciar na fundição. Lá, são fundidas peças específicas com formatos ou geometria bem distintas, tais como, placas, blocos ou tarugos de metal que posteriormente serão conformados pelo processo de laminação. Após fundidas estas placas, blocos