trabalho de laboratório completo
* Resolver situações-problemas, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processo, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos tendo em mãos um material concreto;
* Produzir e interpretar diferentes escritas algébricas (expressões e igualdades) utilizando material concreto;
* Construção de procedimentos para calcular o valor numérico e efetuar operações com expressões algébricas, utilizando as propriedades conhecidas e material concreto;
* Obtenção de expressões equivalentes a produtos notáveis, fatoração e simplificações com material concreto;
* Despertar o interesse um comparar diferentes métodos e processos na resolução de um problema, analisando semelhanças e diferenças entre eles e suas justificativas.
MATERIAL UTILIZADO
* cartolina;
* Tesoura sem ponta;
* Régua;
* Lápis e borracha.
DINÂMICA EM SALA DE AULA
Os alunos deveram confeccionar o material a ser utilizado, para isso eles deveram ser separados em grupos para cortar os pedaços de cartolina com as medidas indicadas abaixo. Esses pedaços de cartolina fazem parte de um sistema de cartões que serão usados para representar as operações com polinômios, produtos notáveis e suas fatoração.
* Iniciando o jogo: Peça aos alunos que analisem o material e identifiquem as relações entre as dimensões e formas das peças. Sugira-lhes que, usando números, estabeleçam medidas para os quadrados e retângulos para que eles entendam melhor o calculo da área dessas figuras.
(desenho)
*conduzindo o jogo: Utilizando as figuras, peças aos alunos que denominem as duas diferentes dimensões das peças nomeando de x e de y os respectivos lados.
O objetivo é eliminar os números da representação e utilizar apenas letras.
(desenho)
Codificando o jogo: Peça aos alunos que agrupem algumas peças e escrevam uma representação algébrica associada a elas, como aparece indicado a seguir.
(desenho)
Agora, os alunos podem fazer o contrário, a partir de