trabalho de laboratorio
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Relatório II:
RESISTORES ÔHMICOS E NÃO ÔHMICOS
GEOVANA BRITO DE O. JESUS
AMANDA
MARIA
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, como requisito avaliativo na disciplina do Laboratório Geral III, do curso de Física, período vespertino, ministrado pelo professor Takiya.
VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
2013
OBJETIVO
Distinguir um resistor Ôhmico de um não-Ôhmico;
Levantar curvas características (corrente x tensão) de resistores Ôhmicos e de uma lâmpada;
Estimar a resistência de um resistor e de uma lâmpada;
Adaptar para o método dos mínimos quadrados a uma função linear.
INTRODUÇÃO
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito Joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito. Os resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o Ohm .
O método dos mínimos quadrados (MMQ) é uma forma de aproximação de funções em que o ajuste não precisa necessariamente passar por cima dos pontos ajustados. Em outras palavras, com esse método encontramos uma função ϕ(x) de certo tipo pré-estabelecido (ex: reta, parábola, senoide) que melhor ajusta um conjunto de pontos ou uma função dada.
Lei de Ohm
No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial V aplicada. Esta constante de proporcionalidade é a resistência R do material. Então de acordo com os