Trabalho de Juliana C pia
PRISCILA AUGUSTO CUNHA
ÉTICA PROFISSIONAL
VITÓRIA
2013
PRISCILA AUGUSTO CUNHA
ÉTICA PROFISSIONAL
Trabalho apresentado à professora Juliana de Araújo Barroso, na disciplina de Ética Profissional, do curso de Serviço social, 4º período noturno como requisito parcial para aprovação no semestre.
VITÓRIA
2013
Ética Profissional: A Ética no Local de Trabalho
Eu, Priscila Augusto Cunha, trabalho na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Estado do Espírito Santo – SEGER, um órgão da administração pública direta do Poder Executivo Estadual.
A empresa onde atuo não pode ser caracterizada como produtiva, mas sim improdutiva, pois não gera receita, por não ter fins lucrativos, apenas presta serviços de ordem pública, porém interna.
A SEGER presta um serviço de natureza interna por ser uma Secretaria instrumental, que presta serviços às outras Secretarias do Poder Executivo Estadual, ou seja, existe para manter a máquina pública funcionando ao invés de prestar serviços diretos à sociedade.
De acordo com a matéria em decurso, Ética Fundamentos Sócio-históricos, em meu ambiente de trabalho percebo que, somos em 07 (sete) servidores, sendo 05 (cinco) funcionárias mulheres, com idade entre 24 e 40 anos e 02 (dois) estagiários, com idade entre 18 e 22 anos. Nesse grupo existem pessoas casadas, solteiras e namorando, e até pessoas com filhos. Moramos em cidades distintas do Estado como Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra. Desse contexto extraio que as relações interpessoais existentes em meu ambiente de trabalho englobam pessoas de subjetividades diferentes, pois somos de faixa etária, sexo, localidade, religião e criação diferentes. Um grupo de pessoas com desejos distintos, pois vivemos numa sociedade consumista e alienada, porém com necessidades básicas comuns a todos, como moradia, alimentação, saúde, educação e lazer.
Vejo claramente que no ambiente de trabalho as