Trabalho de Introdução à Economia
R: A moeda é um ativo de liquidez imediata usado para efetuar transações de compra e venda de produtos e serviços. O seu uso é baseado na confiança por parte da sociedade de que todos a aceitarão como meio de pagamento. As suas funções são: servir como intermediária das trocas entre os agentes econômicos; servir como medida de valor, sendo que os valores de bens e serviços são expressos em quantidade de moeda através de seus respectivos preços; e por fim servir como reserva de valor, para quando o indivíduo não necessitar utilizar toda a sua renda, poderá poupá-la e utilizar quando for conveniente.
2) Comente sobre a relação entre Papel Moeda e Meios de Pagamento. Representam a mesma coisa? Quais são as variantes quando considerarmos o mercado bancário (crédito)?
R: O Papel Moeda representa o valor em moeda que poderá ser negociado para as transações financeiras, é constituído pelas moedas metálicas e notas que circulam pelo país. Não deixa de ser um dos Meios de Pagamento, no entanto não representam a mesma coisa pois estes últimos são constituídos por todos os ativos que podem ser utilizados instantaneamente para o pagamento a terceiros, além do Papel Moeda propriamente dito que estejam em poder do público, incluem também os depósitos realizados nos bancos comerciais, que também podem ser utilizados como moeda para a solvência de dívidas. Há algumas variações quanto ao conceito de Meios de Pagamento, sendo diferenciados pelas notações M1, M2, M3 e M4. M1 resulta da soma do papel moeda em poder do público com os depósitos a vista no sistema bancário; M2 inclui o M1 mais os depósitos de poupança e títulos emitidos por instituições depositárias; M3 inclui o M2 mais as quotas de fundos de renda fixa e as operações