Trabalho de Introdução- Direito Ambiental
1) QUESTÃO. DEFINA:
INTERAÇÃOES: Para a proteção do meio ambiente necessário é a ação humana como forma de interação buscando uma visão fora do cunho antropocêntrico, demonstrando a importância de que o homem faca parte da natureza e que se insere como individual e socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, à preservação dos recursos naturais, dentro das leis da natureza e de padrões de qualidade definidos, conforme ensinamentos de Milaré.
NATUREZA: A natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao "mundo natural" ou "universo físico". O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objetos construídos pelo homem.
MECANISMOS AMBIENTAIS: Mecanismos ambientais são institutos do Direito Ambiental que o auxiliam na realização do seu basilar fim, qual seja, os meios de proteção ambiental.
MEIO AMBIENTE: A própria legislação brasileira aduz o conceito de meio ambiente na Lei 6.938/1981, sendo este “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
CIÊNCIA HOLISTICA: É uma ciência que busca compreender todos os fenômenos sociais em todos os seus diversos campos como na hipótese do Direito Ambiental.
RELAÇÕES INTRISICAS: São aquelas diretamente ligadas ao Direito Ambiental, relações que não fogem a dogmática ambiental.
RELAÇÕES TRANSDISCIPLINARES: São aquelas que em oposto as intrínsecas, fogem ao Direito Ambiental buscando disciplinas que mesmos diversas à referida área, se assemelham em algum conteúdo.
ANTROPOLOGIA: é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
GEOLOGIA: é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma