Trabalho De Introdu O Relatorio 3
Este trabalho tem como demanda a disciplina introdução a engenharia de controle e automação, realizado durante o primeiro semestre do curso de engenharia de controle e automação da faculdade SENAI CIMATEC - BA no ano de 2015.
O grupo composto por seis pessoas resolveu trabalhar no tema referente à automação residencial utilizando como base para o projeto o arduíno que é uma plataforma de prototipagem eletrônica. O trabalho tem como objetivo integrar os possíveis sistemas de uma residência através de um sistema inteligente programável e centralizado, deixando à mostra o que esse sistema pode nos trazer na automatização de ações antes desempenhadas manualmente. Como complemento e demonstração desse projeto foi criado um protótipo de uma residência inteligente utilizando a plataforma citada em que foi demonstrado como funciona o trabalho e como pode se dar os comandos das ações desejadas. Diante disso, surgem as vantagens dos futuros usuários do aplicativo, maior comodidade, segurança, qualidade de vida e otimização do tempo.
I - Fundamentos teóricos
1 – Arduíno
O arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica equipada com um micro controlador ATMEL, que utilizando uma linguagem de programação chamada wiring que é uma mistura entre as linguagens C e C++, entregando ao seu usuário uma maneira mais simples e com um menor custo para a realização de seus projetos.
Figura 01. Plataforma de Arduíno UNO
2– Android Este sistema operacional móvel avançado, criado pela Google em conjunto com a Open Handset Alliance, foi patenteado pela Google e ela é a atual responsável pela gestão e desenvolvimento dos processos, roda sobre o núcleo Linux, embora sua versão atual divirja da oficial. O Android permite aos seus programadores/desenvolvedores escreverem softwares na linguagem de programação Java, controlando o dispositivo via bibliotecas online somente para usuários de smartphones Android, a GooglePlay, e utilizadores do Google