Trabalho de intalações
TRABALHO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS.
Professor: Márcio Aparecido Arruda
DESCRIÇÃO DO SISTEMA
Uma empresa está construindo uma nova unidade de recepção e armazenamento de grãos, e nos contratou para elaboração do projeto elétrico de toda a unidade industrial.
Para tanto são fornecidas as plantas baixa, de situação, e de detalhes contendo a disposição e as características das máquinas.
É fornecido também um diagrama de funcionamento dos equipamentos que nos ajudará a definir a curva de carga da instalação.
Da planta contendo os detalhes dos equipamentos, foi elaborada uma relação de cargas motoricas e uma estimativa de outras cargas o que nos permitirá levantar a carga instalada da indústria.
Os passos para elaboração do projeto são os seguintes:
1) Determinar a potência Instalada na indústria (kW e kVA); 2) Determinar o fator de potência presumido da instalação; 3) Determinar o fator de demanda da instalação utilizando a carga máxima coincidente (elaborar um gráfico com um ciclo de 24 horas de trabalho); 4) Determinar a Demanda máxima da instalação em kW; 5) Determinar a Demanda máxima em kVA; 6) Determinar a potência de um transformador para atender esta indústria; 7) Dimensionar a Subestação de entrada de energia. 8) Calcular o consumo e a demanda no horário de ponta e fora de ponta da Instalação; 9) Calcular o valor em reais da fatura mensal de energia, considerando as tarifas atuais, nas modalidades tarifárias: convencional, verde e azul, e avaliar qual delas é a mais adequada para o cliente; 10) Dimensionar um banco de capacitores para correção do Fator de Potência das instalações; 11) Determinar o centro de carga da indústria para instalação do QGBT, Posição da Subestação e CCM; 12) Definir o encaminhamento dos cabos desde o CCM até os motores; 13) Calcular a bitola dos cabos do CCM até os motores; 14) Calcular a bitola dos cabos do QGBT até