trabalho de inglês
O Projeto Genoma Humano é o grande empreendimento científico-tecnológico do mundo desenvolvido, deste final de século. O seu principal objetivo é mapear todos os genes do genoma humano, bem como descrever a seqüência completa de todos os nucleotídeos que formam a longa hélice de DNA nos 23 pares de cromossomos humanos. A partir daí pretende-se determinar as possíveis causas para muitas doenças de fundo genético. Com a identificação destas causas, deverão ser desenvolvidas terapias genéticas para a cura destas doenças; a promessa maior deste projeto.
Numa primeira fase do Projeto Genoma Humano, foi feito o mapeamento físico dos genes, ou seja, a localização no cromossomo de determinadas seqüências do DNA, correspondentes a cada gene do genoma. Numa segunda fase cada laboratório ou instituto de pesquisa, recebeu um cromossomo e ficou incumbido de determinar a seqüência ordenada e completa dos nucleotídeos que compõe aquele cromossomo, o que inclui genes e regiões controladoras da expressão destes.
Até o presente já foram identificados muitos genes relacionados a doenças como a fibrose cística, corea de Huntington, e vários cânceres.
Há poucos meses atrás as principais autoridades mundiais solenemente anunciaram o seqüenciamento parcial de todos os genes que compõe o genoma humano. O seqüenciamento completo e muito mais acurado de todos os genes, é esperado por volta de 2003.
Resultados imediatos
Foram sequenciados todos os genes, em torno de 25.000 e constituindo pouco mais de 20% do material genético total humano. Por limitações tecnológicas, cerca de 1% do genoma não pode ser sequenciado por possuir muitas repetições de bases nitrogenadas (centrómeros e telómeros dos cromossomas, p. ex.).7 Também é importante ressaltar que a maior parte do genoma humano parece não ser codificante e existe provavelmente por razões estruturais e regulatórias.
De todos os genes que tiveram sua sequência determinada, aproximadamente 50%] codificam