Trabalho de Informática
Bibliografia: Tecmundo O começo: Ábaco Seu primeiro registro é datado do ano de 5.500 a.C., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão etc. Cada um desses povos possui uma versão de específica dessa máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nome na Roma Antiga era "Calculus", termo de onde a palavra cálculo foi derivada.
O fato deste instrumento ter sido difundido entre todas essas culturas se deve principalmente a dois fatores. O contato entre povos distintos é o primeiro deles, o que fez com que o ábaco fosse copiado de um lugar para vários outros no mundo. Por outro lado, a necessidade da representação matemática fez com que os sistemas de contagem utilizados no cotidiano fossem implementados de forma mais prática.
Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já para a multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas que a padrão. Bibliografia: Tecmundo Régua de cálculo: Em 1638 um Padre inglês chamado William Oughtred criou a primeira régua que calculava algo, sendo uma base para vários algaritmos. Bibliografia: Tecmundo Pascal Machine: Logo após a criação da régua de cálculo,em 1642 um matemático francês denominado Blaise Pascal aperfeiçoou a régua de cálculo e atribuiu valores que não eram apenas pré-definidos. Bibliogragia: Tecmundo À evolução? ou computadores pré modernos? Em 1946 houve uma evolução imensa nos computadores com o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido pelos cientistas