Trabalho de implementação de banco de dados
Higor Bergo Moraes
Prof.: Ana Claudia Martins de Souza
Este trabalho deverá conter:
Nome Um resumo pessoal sobre cada conceito abaixo 1-Modelo conceitual de dados 2-Modelo lógico de dados 3-Modelo físico de dados 4-Transição do modelo conceitual de dados para o modelo lógico 5-Transição do modelo lógico de dados para o modelo físico 6-Restrições de integridade 7-Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs) 8-Linguagem SQL 9-DDL - Data Definition Language Insira linhas de exemplos para os seguintes comandos pertencentes à DDL e explique cada um deles: a) CREATE b) DROP c) CREATE TABLE d) ALTER TABLE e) CREATE INDEX f) ALTER INDEX g) DROP INDEX h) CREATE VIEW i) DROP VIEW
1-Modelo Conceitual de Dados
O modelo conceitual concentra-se no mais alto nível de abstração e não leva em conta o banco de dados em si, mas a forma como as estruturas serão criadas para armazenar os dados. A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. No modelo conceitual o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que darão suporte à construção de todo o modelo.
2-Modelo Lógico de Dados
Descreve o BD no nível do SGBD, ou seja, depende do tipo particular de SGBD que será usado. Não podemos confundir com o Software que será usado. O tipo de SGBD que o modelo lógico trata é se o mesmo é relacional, orientado a objetos, hierárquico, etc. O modelo lógico do BD relacional deve definir quais as tabelas e o nome das colunas que compõem estas tabelas.
3-Modelo Físico de Dados
Inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física).
4-Transição do Modelo Conceitual de Dados para o Modelo Lógico
Na transição do modelo conceitual para o lógico, coloca-se no projeto de banco de dados, toda a idéia do modelo conceitual,