Trabalho de ied
1- Significa que a palavra "direito" tem várias acepções e sentidos. Sendo assim, a palavra direito pode significar aquilo que é reto, aquilo que é conforme as leis, ciência que estuda as regras e normas; bem como a faculdade de um indivíduo de exigir o que é seu.
2- A etimologia do termo "direito" vem do Latim - directum, que significa aquilo que é reto ou correto.
3- O direito como fato social é uma realidade que faz parte da essência humana. A tênue relação entre o direito e sociedade tem como objetivo de empregar ao ser humano vários instrumentos com o intuito de regrar e limitar as relações sociais. Tal relação é denominada como instrumento de controle social. O que melhor cumpre este papel é o direito, em razão de sua força coercitiva.
4- Tal brocardo quer dizer que (onde está o homem estará a sociedade e onde está a sociedade estará o direito. Depreende-se, então, que o direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade; logo, não se pode conceber qualquer atividade social desprovida de forma e garantia jurídicas, nem qualquer regra jurídica que não se refira à sociedade.
5- Sim. O próprio brocardo "ubi societas, ibi jus" deixa claro que, mesmo uma sociedade evoluída ou não, terá-se o direito. Isso porque onde existe mais de uma pessoa convivendo, haverá conflitos, e o direito visa essencialmente a resolução desses conflitos interpessoais. Ainda não se tratava de um direito escrito, mas de um conjunto disperso de práticas, costumes e usos, reiterados por um longo período de tempo e publicamente aceitos. O direito corresponde o grau de desenvolvimento da sociedade; logo, uma vez se a sociedade é primitiva, o direito também o será.
6- Não. Se enxergarmos sob a ótica do judiciário, em partes, sempre um dos litigantes sairá lesado em um processo. Dessa forma, o direito pode não ser