Trabalho de Homem e Sociedade
Nazismo é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista, é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do fascismo. Mesmo incorporando elementos comuns tanto da direita política quanto da esquerda política, o nazismo é considerado de extrema direita, foram um dos vários grupos históricos que utilizaram o termo nacional-socialismo para descrever a si mesmos e, na década de 1920, tornaram-se o maior grupo da Alemanha.
Alguns dos elementos-chave do nazismo são: o racismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político. Na década de 1930, o nazismo não era um movimento monolítico, mas sim uma combinação de várias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo.
O nazismo consistia assim em um movimento que defendia a superioridade da raça ariana e a doutrina do Lebensraum ("espaço vital") nacional necessário aos alemães. O racismo, no nazismo, alcança um patamar nunca alcançado na história, torna-se uma política de Estado para eliminar outros povos, considerados biologicamente inferiores. Isso porque Hitler julgava que só a raça ariana é "depositária do progresso da civilização" e, portanto, como um povo de senhores, tem de conquistar e submeter as raças inferiores.
A partir das ideias racistas de Hitler e de seu poder de persuasão, surgiu na Alemanha um regime totalitário e militar que era baseado na idéia de regeneração nacional, a qual se daria por meio do extermínio das raças e grupos sociais considerados impuros (judeus, negros, homossexuais, etc). Durante este regime aconteceu o Holocausto, episódio da história mundial em que milhares e milhares de pessoas foram mortas cruelmente por uma nação completamente dominada pelas ideias nazistas. Ambos, fascismo e nazismo, acabaram influenciando as ideias políticas no mundo todo,