Trabalho de História
Pensando nas características da personalidade de Miriã, não podemos deixar de refletir sobre as raízes que lhe foram lançadas desde a infância, no seu lar.
Única mulher filha de Anrão e Joquebete, tinha dois irmãos, Arão Moisés. Seus pais foram para ela provavelmente exemplos de fé e de profunda confiança em Deus. Joquebete desafiou os poderosos da época escondendo em casa o seu filho Moisés após o nascimento, até que resolveu colocá-lo num cesto sobre o Nilo, lançando-o às águas na esperança de que Deus traria salvação aquela criança. Este foi um grande ato de fé do qual Miriã participou ativamente.
Pelo resultado da família de Anrão e Joquebete podemos comprovar o cuidado quem tinham em transmitir aos filhos os ensinamentos de Deus, a tradição de seu povo, a dependência e a confiança no Deus Todo-Poderoso. Joquebete foi uma mãe vitoriosa porque contemplou, através de seu filho, a bênção de Deus e a confirmação das promessas ao povo de Israel. Assim é que Moisés foi o grande líder e legislador. Deus falava com ele face a face (Nm. 12.8); Arão foi o fundador do sacerdócio levítico e porta-voz de seu irmão Moisés e Miriã a grande líder que mesmo me circunstâncias desfavoráveis, contribuiu para libertar o seu povo do cativeiro egípicio.
Que lições podemos tirar para nossas vidas hoje, através do exemplo de Miriã, essa líder do povo hebreu?
- Comecemos por Miriã como criança.
A primeira coisa que nos salta aos olhos é a sua ousadia, sua coragem.
Tinha ela, provavelmente, entre 7 e 10 anos quando, indiferente aos perigos que poderiam sobreviver, postou-se à margem do rio, cuidando á