Trabalho De História - ROMA
Resumo – Capítulo 6
A herança da civilização romana
No inicio da era cristã, Roma era habitada por cerca de 60 milhões de pessoas. E no meio desse povo desenvolveu-se uma civilização urbana e integrada. Isso pode ser visto na cultura, por meio de obras políticas e publicas que se caracterizavam por sua harmonia.
O maior bem deixado pelos romanos à modernidade de Roma foi suas instituições e a língua latina. Daí do latim surgiu o português, o espanhol, o Frances, o catalão, o italiano e o romeno.
A igreja católica é a única instituição romana que prevalece até hoje. O Cristianismo triunfou como a religião na Antiguidade Tardia, período do século IV ao século VI.
A lenda sobre a origem de Roma
As lendas de um povo nascem de narrativas tradicionais e são passadas de geração a geração. Dentre os mitos romanos destacamos o Mito Fundador.
Sabe-se pouco sobre a origem de Roma. A cidade está cercada de lendas, o que dificulta discernir o real daquilo. As lendas foram extintas ao longo dos anos pelos escritores romanos que viveram após os fatos acontecerem. De acordo com as lendas, os romanos seriam descendentes de Eneias.Após a conquista e a destruição de tróia, Eneias fugiu e tornou-se predestinado o ancestral do povo.
Depois ocorreu de que o deus Marte se se aproximou da jovem Reia, dando-lhe dois filhos gêmeos. Ampulio os ameaçou de morte, os gêmeos foram lançados dentro de um cesto cada, nas águas do rio Tibre. Os cestos pararam entre dois vales, e lá foram amamentados por uma loba e logo depois criados por um casal de pastores. Já crescido, decidiram fundar uma cidade. Uma disputa entre eles provocou a morte de Remo. Rômulo tornou-se o primeiro rei da cidade, que recebeu o nome de Roma em sua homenagem.
O testemunho dos fatos
Roma surgiu em um sitio, formado por colinas e um vale pantanoso. Era lá um local bastante privilegiado, por várias razões. À antiguidade fixou a data de fundação de Roma em 753 a.C. E não há nada dessa época que possa