Trabalho de História da Gastronomia
Receita do Período Greco-Romano
In Torpedine Elixa (Raia Cozida)
Receita Original
piper ligusticum petroselinum mentam origanum ovi medium mel liquamen passum vinum oleum si voles addes sinape acetum si calidum volueris uvam passam addes
Receita Traduzida
1 cs de Hortelã-Menta
1 cs de Salsa
Pimenta Preta q.b.
1 cc Sementes de Aipo
1 cc Oregãos Secos
1 cs Mel
100 ml Vinho Branco
2 cs Azeite
1 cs Vinagre
4 cs Passas
1 cc Mostarda em grão/pó
Ovo
Liquamen (Molho de Peixe Tailandês)
Os ingredientes são para a elaboração de um molho para fazer acompanhamento ao prato. A receita foi extraída do livro “Apicius – De Re Coquinaria” escrito pelo gastronomo Macus Gavius Apicius. A Raia é cozida numa mistura de água, vinho, vinagre e um pé de alho francês.
Receita do Período Medieval
Almôndegas
Receita Original
Limpar-se-ão dois arráteis de carneiro de perna, dos nervos e peles, e picar-se-ão com uma quarta de toucinho e cheiros; como estiver picado deitem-lhe três ovos, um miolo de pão ralado, adubos, vinagre e sal. Feito isto pique-se outra vez tudo muito bem picado, tenha-se ao lume uma tigela, cozam-na nela as almôndegas em lume brando, as quais se farão do tamanho que quiserem. Tornem-se a temperar com todos os adubos e coalhe-se com três gemas de ovos e com sumo de limão. Tenha-se no prato, que estará untado com as almôndegas com o caldo grosso, e logo por cima canela e limão e lavar-se-ão ã mesa.
Receita nos tempos de hoje
ALMÔNDEGAS
½ quilo de carne moída
50grs de toucinho defumado
100grs de pão amanhecido
1 xícara de leite
2 ovos
1 xícara de caldo de carne
Temperos habituais
MODO DE FAZER
Passe pela máquina de moer a carne e o toucinho. Tempere-os com cebola, sal, alho, temperos verdes e pimenta-do-reino. Deixe de molho no leite o pão amanhecido e quando ele estiver bem mole junte-o ã carne temperada.
Acrescente dois ovos e amasse tudo bem. Em