trabalho de histotia
2- Os tipos são: A imunidade adquirida ativa ocorre quando a pessoa é exposta a microorganismos ou substâncias estranhas e o sistema imunológico responde. E passiva ocorre quando os agentes de imunidade (anti-corpos contra determinados patogênicos) são transferidos de uma pessoa para outra. Vale a pena ressaltar que esta imunidade dura somente enquanto os anticorpos estão presentes (na maioria dos casos, algumas semanas ou meses).
3- A memória imunológica é a capacidade que o sistema imune possui de responder rápida e efetivamente a patógenos encontrados anteriormente, refletindo a persistência de populações clonais de linfócitos específicos ao antígeno.
4- Uma célula apresentadora de antígeno ou APC é uma célula que apresenta antígenos formando um complexo com o MHC em sua superfície. As células T podem reconhecer este complexo utilizando seu receptor de células T. As células APC são macrófagos, células dendríticas e linfócitos B. São essas as principais apresentadoras de antígeno e todas, sem nenhuma exceção, fazem fagocitose (para depois ser apresentada ao linfócito T). 5- Os linfócitos virgens são aqueles que ainda não encontraram o antigénio específico (o antigénio reconhecido pelos seus receptores).Linfócitos efetores e de memória circulam no sangue, se dirigem aos locais por onde os antígenos entram e são eficazmente retidos nesses lugares. Isso assegura o caráter sistêmico da imunidade.
6- o leite materno não é apenas o mais adequado alimento que um recém-nascido pode receber. Trata-se, ainda, de uma poderosa arma de prevenção e de combate às infecções, que a criança recebe de sua mãe, pois contém anticorpos.