Trabalho De Historia
Leonardo Gianotto Siqueira
Trabalho de história
A imigração no Brasil no século XXI
Salto
2014
Índice
Introdução
Quem são os novos imigrantes?
Por que da sua vinda?
O cotidiano dos novos imigrantes?
Anexos
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a Imigração no Brasil. E que com Crescimento econômico, setor petroquímico em alta, a chegada de grandes empresas e a crise europeia tornam o País um dos rumos nesse novo ciclo migratório internacional. E o por que deles terem vindo para o brasil, oque eles fazem para sustentar suas famílias, e quem são eles.
Quem são os novos imigrantes? A partir dos anos de 1800, o ciclo migratório para o Brasil cresceu. Tendo responsável a abolição da escravatura em 1888, o primeiro fato fez com que o País abrisse os portos a nações amigas, numa tentativa fracassada de criar pequenas propriedades rurais, mas que foi sufocada pelo latifúndio e a escravidão. Somente após a abolição entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de estrangeiros, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888).
O século passado foi um período conturbado da história mundial, vide as duas guerras mundiais, recuperação europeia pós-guerra e crise japonesa. Cenário que torna o ciclo migratório irregular, mas que é responsável, por exemplo, pela entrada maciça de nipônicos na cidade de São Paulo. De lá para cá a chegada de alemães, italianos e outros povos europeus que se reuniam em colônias e formaram cidades bem conhecidas na região sul e sudeste do Brasil. Os números impressionam. Segundo dados do Censo 2010, realizado pelo (IBGE), o crescimento de estrangeiros que vivem em terras brasileiras subiu 86,7% em dez anos. Naquele ano o País abrigava 286.468 imigrantes internacionais que vieram de outros países e moravam no Brasil há pelo menos cinco anos. Em 2000 esse número era de 143.644 imigrantes.
O estudo revelou que os principais destinos dos estrangeiros foram São Paulo,