Trabalho de Historia
Origem e proposta de pacificação.
O conflito árabe-israelense ou conflito israelo-árabe,é um conflito no Oriente Médio. Ocorre desde o fim do século XIX, tendo se tornando um assunto de importância NE nível internacional a partir do colapso do Império Otomano em 1917. Marcos importantes para o desenrolar deste conflito foram a autodeterminação do es5tado de Israel e, posteriormente, o relacionamento deste último estado com seus vizinhos árabes, com ênfase para o povo palestino, que devido a não reconhecer o estado de Israel, acabou não tendo seu próprio estado estabelecido.
O conflito teve como resultado o começo de pelo menos cinco guerras de dimensões maiores e um número significante de conflitos armados de menores dimensões. Foi também fonte de duas intifadas (levantamentos populares).
As tensões entre judeus e árabes começaram a emergir a partir da década de 1880 do século XIX, quando judeus provenientes da Europa começaram a emigrar, formando e aumentando comunidades judaicas na Palestina, que por compra de terras aos otomanos, que por compra direta a árabes proprietários de terrenos. Estabeleceram-se assim comunidades agrícolas nas terras históricas da Judéia e de Israel, que eram então parte do Império Otomano.
Historicamente, os antigos judeus desde os tempos bíblicos chamaram sua terra de Israel, Canaã, Judéia, Samaria, Galileia e outros nomes há muito tempo. Judeus modernos, e alguns cristãos, acreditam que, de acordo com a Bíblia e a Torá, Deus deu essa terra para os antigos judeus, liderada por homens como Abraão, Moisés, Davi e outros.
Este é o lugar onde o verdadeiro problema começou entre os judeus, que começaram a chamar a si mesmo “os israelenses”, de acordo com o antigo nome de sua antiga pátria de Israel, e a população árabe da região que veio a ser conhecido como “palestinos”, de acordo com o antigo nome romano e grego da área. Após a diáspora, os mulçumanos de língua árabe, que invadiram a