Trabalho De HISTORIA
UNIBRASIL
AMARILDA CLAUDIA SOARES HELOISA HELENA MENDES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NO BRASIL
CURITIBA
2015
CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL
UNIBRASIL
AMARILDA CLAUDIA SOARES
HELOISA HELENA MENDES
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NO BRASIL
Trabalho apresentado a Professora Vania na
Disciplina de História da Educação: Tendências Pedagógicas no Brasil como Requisito da nota parcial 1° Bimestre – Turma 2°PEAN
CURITIBA 2015
DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E O ESCOLANOVISMO DE FERNANDO DE AZEVEDO.
O texto relata uma visão de Fernando de Azevedo sobre a escola nova partindo das pesquisas de Dermeval Saviani, vai abordar questões sobre direitos humanos e a questão educacional relacionada com a criança.
Jose Carlos Souza Araujo, mostra um estudo voltado a contribuição de Fernando de Azevedo, sobre os direitos civis da criança, com especificidades do escolanovismo no Brasil.
No final do século XIX os europeus e americanos esboçam a favor de uma educação nova, mas no Brasil, as reformas educacionais se difundiram somente no século XX, com ideias escolanovista que tem um marco significativo na atualidade.
Em 1932, houve o manifesto dos pioneiros da educação nova, que nos dias atuias representa um importante documento histórico educacional, com teorias politicas e educacionais que vão além da psicologia e filosofia, é um ensino universalizado.
Em uma das obras de Fernando de Azevedo, ele coloca a criança como tema das especificidades com direitos civis e educacionais.
Na modernidade a criança é o ponto central, pois o ser humano está sempre em evolução, com capacidades de conhecer, criar e traçar seus destinos perante a sociedade. A escolarização se firma na modernidade,