TRABALHO DE HISTORIA
Os indígenas do Brasil tinham contato direto com a natureza. Sobreviviam da caça, pesca e plantações como mandioca. Utilizavam objetos da natureza para fabricação de artesanato, cerâmicas, etc. Eram divididos em grupos tribais como Jês, Tupis, Nuaruaques. Cada uma delas com suas especificidades, sua própria crença.
A Baixa Idade Média foi um período de muitas crises no sistema feudal. As Cruzadas foram alternativas para sobrevivência da crise. Novas rotas marítimas em busca de especiarias a serem comercializadas no mercado europeu. Porém com a Guerra dos Cem Anos a Peste Negra, a fome, foi um dos fatores que impediram um crescimento populacional, político e econômico da Europa. As Cruzadas foram alternativas para sobrevivência da crise. A Igreja Católica também desenvolveu seu papel nessa empreitada.
Através das viagens marítimas, o comércio desenvolveu, ou seja, ficaram cada vez mais intensos com isso vinham os impostos variados. Os burgueses pagavam propina ao rei a fim de obter ganhos, até casamento eram arranjados como forma de manter transações comerciais, aumentar seus lucros e centralizar um amplo território.
O renascimento foi um grande salto para o conhecimento do mundo, a ferramenta fundamental nesse processo em todas as áreas. Descoberta da matemática, astronomia e cartografia. Foram produzidas a bússola, caravelas, naus, e velas. Esses instrumentos foram de grande importância para as grandes navegações. A busca por novas especiarias, o espírito cruzadista a fé religiosa, metais preciosos deram início as grandes navegações.
Os portugueses foram os pioneiros, com ajuda e segurança do rei, vale ressaltar que Portugal é uma cidade atlântica, onde encontravam rotas comerciais valorizados. Estabeleceram seu domínio sobre Ceuta, onde era ponto de partida para outros territórios.
Motivados pelo mesmo interesse, os espanhóis, porém, não tiveram mesmo êxito que os portugueses devido aos problemas de centralização e luta contra