Trabalho de historia
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PARFOR
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: JANE BEZERRA
CURSO PEDAGOGIA TURMA 01
ALUNA: ANA MILA SANTOS CORRÊA
QUESTIONÁRIO
1- Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos: mítica, espontânea, difusa e integral.
De maneira geral as sociedades tribais são predominantemente miticas e de tradição oral, os mitos e ritos são transmitidos oralmente e a tradição se impõe por meio da crença, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.
A educação nas sociedades tribais é difusa porque o conhecimento e o saber é aberto a todos, ou seja, é igualmente transmitidos para todos os membros da comunidade, visando a formação universal e integral dos mesmos.
Diferentemente das sociedades complexas a educação na sociedade tribal é transmitida espontanea e naturalmente para todos, não havendo a existência da instituição escola controlada pelo estado, nela não há dominio de um ou outro segmento, ela se baseia em uma estrutura que mantem homogenea as relações, onde tudo é coletivo.Tudo pertence a todos. Eles aprendem o que é importante para a vida deles.
2-Em que consiste o método socrático? E em que medida este método pode ter valor para a educação?
O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo onde o professor conduz o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores, fazendo questionamentos que tem por objetivo revelar as contradições presentes na forma de pensar do aluno, a esse processo é dado o nome de maiêutica (o parto das idéias)processo de indução. Esse método tem um valor positivo e social para a educação porque induz o aluno a pensar, refletir e formular suas próprias idéias.
3-Por que a educação não foi prioridade no Brasil Colônia?
Porque na época do brasil colônia o que interessava aos portugueses eram as matérias-primas que eram exploradas no