Trabalho de historia
Como a unificação dos diversos feudos em um único estado na frança começou por volta de 987 na dinastia dos capetingios, sucessora dos carolingios.
No seculo XI, Atendendo aos Burgueses, foi garantido a segurança nas estradas e restauraram a Salvaguarda, figura juridica que colocavaas cidades sob proteção Real.
Tais medidas levaram a Expansão do comercio e a elevar o prestigio do rei junto a população.
Algums , o rei passou a ser visto como protetor da paz, defensor dos camponeses e burgueses e amigo dos pobres.
Felipe II (1180-1223) convidou representantes da burguesia para trabalhar em seu governo e delegou a agentes adiministrativos- Os Baios- (Cobrar impostos, fiscalizar o comercio e intermediar disputas entre os senhores feudais).
Luiz IX (1226-1370) mais tarde canonizado São Luiz, criou uma moeda de circulação nacional, ampliou o porder dos tribunais do rei, em detrimento dos trimento dos tribunais controlados pelos senhores feudais.
A vitoria do rei sobre o papa
Felipe IV (1285-1314) obrigou o clero apagar impostos. Com o papa Bonifácio VIII se opunha a medida, Felipe convoca uma assembléia de representantes da nobreza, do clero e da burguesia. Em 1302 e conhecida como Estados Gerais. A assembléia aprovou a cobrança do imposto. Felipe IV também proibiu que a renda das propriedades da igreja na França fosse enviada à Roma.
Com a morte de Bonifácio VII (1303) foi eleito o francês Clemente V, a papa, e sob preção de Filipe IV, transferiu, em 1309, a sede do papado para Amigos, na França, onde ele ficaria até 1377. A concentração de poderes nas mãos do rei não se restringiu em medidas contra a nobreza e o clero, mas implicou também a mobilização dos sentimentos de identidade nacional do povo francês, sobre tudo a partir da guerra dos cem anos (1337-1453), travada contra a Inglaterra.
O Renascimento da Espanha
Até às últimas décadas do século XV, o atual território da espanha se encontrava dividido em diversos