Trabalho de Historia
Nome: Larissa Isabella, Maria Rafaela, Millena Rodrigues, Rafaela Sanches
Nº: 27,32,35,39 Série: 1ºB
Introdução
1. As Hipóteses sobre a chegada do Homem ao continente Americano
2. Os principais sítios arqueológicos encontrados no território brasileiros
3. As principais características dos povos que habitavam o nosso território na pré-história
Chegada do Homem à América
Estima-se que o homem tenha chegado ao continente da América antes do ano 20.000 a.C. O homem, inicialmente, teria vindo da Sibéria, no período em que o nível do mar estava baixo e o Estreito de Bering poderia ser atravessado sem a necessidade de grandes investidas náuticas.
Pouco a pouco, o homem teria desbravado a América, se espalhado, ramificando grupos e tribos seminômades, e civilizações de cultura avançada como os Maias. Acredita-se que por volta do ano 7.000 a.C. os índios de terras andinas já dominavam a agricultura.
A agricultura, também descoberta em outras regiões, permitiu o desenvolvimento de algumas tribos e o surgimento de povos mais avançados nas regiões atuais do México e Peru. Foram civilizações, que antes da conquista espanhola, apresentavam formação de estado, classes sociais, organização política, traços culturais próprios e mão-de-obra especializada.
Sabiam cunhar o ouro, desenvolviam certo nível de manufatura e administração pública. Outras tribos, como as encontradas no atual território brasileiro, apresentavam práticas extrativistas como a caça e coleta de recursos naturais para a sobrevivência.
Quando a América foi descoberta e dominada pelos navegantes europeus, o continente do "Novo Mundo" já era habitado por milhares de nativos. Há duas teorias que tentam explicar como o homem nativo teria conseguido chegar à América milhares de anos antes.
Segundo a teoria transoceânica, há 10.000 anos atrás, os homens da Polinésia (Oceania) migraram para a América do Sul utilizando