trabalho de historia
Os militares tomaram o poder prometendo estabilidade política,econômica e social. Lamentavelmente em 31 de março de 1964 foi o começo da destruição da democracia instalada pela constituição de 1946 castelo Branco: o inicio da ditadura. Em 31 de março de 1964, tropas rebeladas deixaram Juiz de Fora(MG) em direção ao Rio de Janeiro. Sem encontrar resistência, receberam adesão de importantes unidades militares de diversos locais do Brasil. O presidente João Goulart foi deposto e uma junta militar assumiu o poder. No dia 11 e Abril, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito presidente da republica pelo congresso nacional.A expectativa era que ele apenas completasse o mandato de João Goulart,isto e, ficasse ate 1966, quando seriam promovidas eleições diretas para escolha de um novo presidente.por isso inicialmente,muitos setores não se opuseram ao novo governo.Porém,o governo militar se prolongou. Politicos foram extraditados muitas pessoas foram perseguidas torturadas pelos militares, pessoas estão desaparecidas ate hoje foi um regime violento onde as pessoas não tinhão liberdade foram implementados toques de recolher, os jornais não podiam publicar sem o aval dos militares.
O totalitarismo moderno pode ser definido, nesse sentido, como a instauração por meio de estado de exceção, de uma guerra civil legal que permite a eliminação física não só dos adversários políticos mas de categorias inteiras de cidadãos que por qualquer razão , parecem não integráveis ao sistema político.
A luta armada e a repressão. Com o indurecimento do regime a guerrilha foi a resposta dos movimentos de oposição aos atos de violência praticadas pelos militares.Sindicatos e movimentos estudantis eram reprimidos pelas forças policiais e os partidos políticos tinham ação restrita. Como não