Trabalho de Historia
INTRODUÇÃO
Objetiva-se, neste artigo, contribuir, através de uma reflexão fundamentada em estudos no campo do currículo, com o debate contemporâneo a respeito da EJA e das especificidades que as atuais políticas, social e econômica, lhe atribuem.Partindo do diálogo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná Procura-se, também, compreender os conceitos de currículo, que se constitui uma problemática dos estudos relacionados a esta modalidade de ensino.
Discute-se como se dá a relação com as práticas pedagógicas e currículo da EJA no que se refere ao ensino regular; como o currículo que deve ser pensado a partir do diálogo com as diretrizes, na construção dos saberes dos professores da EJA;que direcionamento de ordem curricular e metodológica deve ser dado sem perder a essência dos conteúdos?.
DISCUTINDO O CURRÍCULO
Na década de 60, surgiram teorias baseadas em experiências educacionais, que foram denominadas “teorias críticas do currículo”, cujos pressupostos questionaram arranjos sociais e educacionais vigentes, responsabilizando pelas desigualdades e injustiças sociais. Com a intenção de desenvolver conceitos que permitisse compreender o que é currículo, inicio a discussão resultado de uma reflexão fundamentada em estudos no campo do currículo, que é uma problemática no debate contemporâneo da EJA, bem como a relação das práticas pedagógicas, com um currículo em que começou a ser pensado em suas especificidades no que se refere ao ensino regular.
Os educandos desta modalidade de ensino requerem o desenvolvimento de um trabalho diferenciado daquele destinado às escolas regulares.
Na organização do trabalho pedagógico da EJA devem-se considerar três eixos articuladores, os quais foram definidos a partir de uma concepção de currículo,como processo de seleção a análise da cultura e do perfil dos