trabalho de historia
No final da segunda guerra mundial as potencias europeias caíram dando força para o surgimento de novas duas potencia: Estados Unidos da América e União Soviética.
Na conferencia de Potsdam a Alemanha foi divida em quatro zonas de ocupação: parte soviética, parte britânica, parte francesa e parte americana. Berlim foi divida pelo muro de Berlim em duas partes: ocidental e oriental
Em 1947 iniciou-se a guerra fria que se caracterizou pela corrida armamentista. Nesse tempo foram criados planos de ajuda econômica: plano marshall para a reconstrução da Europa ocidental; comecon: reconstrução dos países aliados ada URSS
Enquanto EUA e URSS investiam em armas, Japão e Alemanha preocupavam-se com educação e saúdes melhoraram o padrão de vida da população, registrando maiores taxas de crescimento.
Na segunda metade dos anos 80, as duas superpotências iniciaram acordos visando o desarmamento, pois ambas estavam enfraquecidas economicamente.
O enfraquecimento econômico e político da URSS levou o governo a aprovar em 1985 duas reformas: Perestróika – reestruturação econômica; Glasnost – transparência política.
Em agosto de 1991, foi dado um Golpe de Estado pela Linha-dura stalinista, com o objetivo de depor Gorbatchev e acabar com as reformas. Mesmo não dando certo, o golpe acelerou o final da URSS, pois as Repúblicas declararam independência. Alguns presidentes acertaram a criação da CEI (Comunidade de Estados Independentes).
A nova ordem mundial Características: Mundo multipolar; Formação de megablocos: NAFTA, APEC e União Europeia.
Tecnologia na guerra fria
Nesse período, ocorreu um enorme avanço no desenvolvimento de satélites e foguetes que se daria de forma mais lenta se não fosse pela ameaça do bloco adversário. Como exemplo podemos dizer que se não fosse pela iniciativa soviética no desenvolvimento de foguetes, os Estados Unidos concentrariam seus esforços no aperfeiçoamento dos artefatos nucleares. Dessa forma, a cada avanço de uma das