Trabalho de historia povos pre colombianos
Povos pré-colombianos é a denominação do conjunto de todos os povos que aqui já viviam quando Colombo (oficialmente o primeiro europeu a atingir terras americanas) chegou, em 1492. Sendo assim os primeiros habitantes da América.
Os primeiros contatos dos europeus com os povos da América foram acompanhados por um misto de espanto, curiosidade, rejeição e, ao mesmo tempo, admiração.
A curiosidade e o espanto ficaram por conta dos costumes e o modo de vida dos povos indígenas. A antropofagia ( consumo de carne humana por alguns desses povos indígenas), os sacrifícios humanos praticados pelos astecas, maias e incas, a prática do politeísmo, os deuses, as lendas, os mitos e os rituais religiosos vistos como selvagens e demoníacos e a poligamia praticada entre algumas sociedades faziam parte desse universo cultural que os europeus passaram a combater violentamente, em nome da fé cristã. E a admiração ficou por conta dos relatos dos conquistadores em relação às riquezas locais.
Quando da chegada dos europeus ao continente americano no século XVI, estima-se que a população local era de aproximadamente 80 a 100 milhões de habitantes. Um século e meio depois, estava reduzida a 3,5 milhões.
MAIAS
1.1- Localização
A civilização maia estendeu-se por toda a península mexicana de Iucatã e zonas do que hoje é a Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize. Em todas estas regiões descobriram-se ruínas de cidades maias, que são uma mostra da habilidade e capacidade artística de seus arquitetos. A civilização maia desapareceu no ano de 900 d.C. por causas ainda desconhecidas.
1.2- Política
Os maias parecem ter tido um governo descentralizado, ou seja um território dividido em estados dependentes, ainda que nos ultimos tempos, houveram caciques que governavam vários centros.
Graças fontes de escritas, distantes cargos políticos e sacerdotais, assim como as hierarquias sociais que existiam