TRABALHO DE HISTORIA METADE
Nicolas Desliens e Jerônimo Marini representam seus mapas de uma perspectiva diferente do mapa de mercador, eles estão de ponta cabeça de nosso mapa atual, porém foi de grande importância para o conhecimento de nossos mapas contemporâneos, já o mapa de Gerhard Mercatos seu mapa foi feito na época das grandes navegações dos povos europeus, e depois da “descoberta” da América, já está representado o continente americano.É um dos primeiros mapas-múndi que mostram a superfície terrestre de forma realista.
Questão 1: Pesquisa de Jerônimo Marini
O mapa-múndi do veneziano Jerônimo Marini, de 1512, é a primeira carta onde aparece o nome Brasil para designar as terras até então conhecidas como de Vera Cruz, Santa Cruz, dos papagaios ou "del brazille". Desenhado em pergaminho, é um dos poucos mapas manuscritos do início do século XVI hoje existentes. Está de cabeça para baixo, pois, por influência dos costumes árabes, ele é orientado pelo Sul.
A Palestina, onde há um presépio, é colocada no centro da Terra, conforme a tradição medieval. O mapa apresenta os defeitos da época, como a representação errada da Inglaterra. Por outro lado, é inovador quanto à colocação mais exata da Escandinávia e da península de Málaca.
A obra de Marini, cujo original está na Libreria Antiquari Pio Luzzeti, em Roma, é de grande importância na história geral da cartografia, pois documenta uma concepção veneziana do mundo que estava sendo descoberto. O equador, embora passando ao Sul de Gibraltar, corta o Mediterrâneo, ainda considerado, como na Idade Média, o eixo das terras habitadas. É também característica veneziana a presença maciça das regiões asiáticas, pólo de atração da época. Da América vê-se apenas a costa oriental, com destaque para o Brasil.
Em torno do mapa estão alegorias representando o Sol, a Lua, as estrelas e os