Trabalho De Historia Guerra Civil Espanhola
História
Guerra civil espanhola
Juliana Cavalcante Morgado
3ºA-Noite
Professor: Pedro
Guarulhos-SP
Março/2015
Sumário:
A Guerra Civil Espanhola
Definição.......................................................................................................... 02
Conclusão........................................................................................................ 05
Bibliografia........................................................................................................ 06
A Guerra Civil Espanhola A Guerra Civil Espanhola foi o acontecimento mais dramático antes da Segunda Guerra Mundial, entre 1936 e 1939. Nela estavam contidos todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX.
Para entender esta guerra civil é importante conhecermos as forças politicas que atuavam e disputavam o poder na Espanha momentos antes do conflito e quais eram seus objetivos.
Existiam os “Falangistas” de tendência fascista e comandados pelo general Francisco Franco, tinham como objetivo eliminar o crescente movimento comunista na Espanha. Tiveram o apoio dos setores tradicionais e conservadores da sociedade espanhola (Igreja, Exército e grandes proprietários rurais). Contam também com a ajuda militar da Alemanha nazista e da Itália fascista. Tinham por objetivo a implantação de um governo autoritário. E a “Frente popular” de tendência esquerdista, contavam com o apoio dos sindicatos, partidos políticos de esquerda e defensores da democracia. Queriam combater o nazi-fascismo, que estava crescendo na Espanha e outros países da Europa. Defendiam o Governo Republicano e tiveram o apoio externo da União Soviética.
O clima político e social na Espanha na primeira metade da década de 1930 era tenso e recheado de conflitos entre esquerdistas e nacionalistas. Mas a guerra teve inicio quando em 18 de julho de 1936, o general Francisco Franco comandou o exército