Trabalho de historia ester
LEGENDA:
A) Nome do lugar: Timbotuva
B) Cidade do Patrimônio e o estado que pertence: Campo Largo – Paraná
C) Descrição do patrimônio: Capela São Bom Jesus e Nossa Senhora do Rosário
Essa capela é considerada um patrimônio cultural porque está situada na Estrada Velha de Campo Largo. Essa estrada foi considerada muito importante na história do Paraná, pois na época do tropeirismo servia como caminho para os tropeiros que viajavam com a boiada do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, atravessando o Paraná e também o estado de São Paulo, seguindo viagem até o Mato Grosso. Atualmente ela recebe o nome de Rua Mato Grosso, por ter servido de caminho para lá.
É por conta da passagem dos tropeiros por essa estrada que o local foi se se desenvolvendo e foram surgindo às colônias. É pelo mesmo motivo também que surgiu o nosso município, Campo Largo.
Para que seja preservado esse patrimônio histórico de minha cidade se faz necessário que seja passado para as gerações atuais e futuras a importância que ele tem na nossa história para que as mesmas façam a sua parte e preservem esse local.
Terreno com dois alqueires e meio, a primeira capelinha foi construída de madeira, o teto da capela é de madeira e rebocado com concreto, nos fundos há um cemitério, há uma torre que fica ao lado da capela, uma casa para a catequese e um barracão para os eventos. Há muitas árvores no pátio da igreja. Esse patrimônio encontra-se em ótimo estado, ele foi restaurado por pessoas da comunidade que ajudaram com mão de obra e com doações de materiais para a restauração e também com a realização de eventos. A pintura do teto foi feito por um pintor chamado Anacleto e restaurado há cerca de quatro anos. O barracão foi construído em 1996 durante a comissão administrativa presidida por José Dallagrana. A comunidade fez um mutirão e através de doações conseguiu construir o piso do barracão. A Capela São Bom Jesus e