Trabalho de Historia efeitos da reforma america iberica
COLEGIO ESTADUAL DIVA COSTA FACHIN
RUA LEOPOLDO SOUZA, 1466 – FONE 3722 2099
CEP: 96503-470 – BAIRRO PONCHE VERDE
CACHOEIRA DO SUL
“Reformas na América Ibérica”
Nome: Eduarda, João Pedro, Laísa, Lucas e Nicolas
Professor(a): Vilnete
Escola: Diva Costa Fachin
Disciplina: História
Efeitos das Reformas na América Ibérica
As reformas tiveram profundas consequências sobre a América. Essa era a frente mais significativa da expansão europeia, pois a relação predominante era de ocupação da terra.
Na América Central e do Sul, a grande aproximação das monarquias portuguesa e espanhola unificadas entre 1580 e 1640 com a Igreja católica tornou suas colônias um território aberto para ação evangelizadora das ordens religiosas católicas.
A companhia de Jesus chegou ao Brasil em 1549 e iniciou oficialmente a história religiosa na colônia. Além disso, os jesuítas divulgaram o cristianismo entre nativos e colonos. Por toda parte dedicavam-se à catequização dos indígenas, combatendo as tradições e os costumes que se chocavam o cristianismo. Nas colônias, os jesuítas se preocupavam em levar para a fé católica os negros africanos e os cristãos-novos. Entretanto, a convenção era, em muitos casos, apenas aparente, superficial.
A obra capital da Igreja na América espanhola foi a conversão do índios a um cristianismo sumário, primeiro e decisivo passo no sentido da europeização. O clero secular, desconhecedor das línguas indígenas, não se entregou à grande obra missionária. Mas as ordens religiosas franciscanos, dominicanos, agostinhos desempenharam no trabalho de conversão dos indígenas um papel capital antes que os jesuítas viessem ocupar o lugar de vanguarda nos séculos XVII e XIII.
Os jesuítas, em seu zelo missionário, acabaram criando conflitos com outros poderes militares ou econômicos. Um exemplo claro era o dos sertanistas, especialmente os bandeirantes da Vila de São Paulo, interessados em escravizar os indígenas das missões,