Trabalho De Historia Do Direito
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Ayres Ferreira
Eduarda Lima
Emerson Moura
Hildo Neto
Laura Lustosa
O Direito da Grécia e o Direito de Roma
BELÉM DO SÃO FRANCISCO
2014
Ayres Ferreira
Eduarda Lima
Emerson Moura
Hildo Neto
Laura Lustosa
O Direito da Grécia e o Direito de Roma
Trabalho como requisito para aprovação na disciplina de História do Direito na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco.
Professor da disciplina: Prof. Marcos Vasconcelos
Belém do São Francisco
2014
Grécia
A Grécia na antiguidade não é como nos tempos atuais. A organização política na Grécia se dava através das condições geográficas e econômicas. Devido ao seu relevo o sistema político tinha dificuldades para organizar todas as Cidades-Estado, possibilitando que seus vales se tornassem independente.
Durante os séculos VIII e VII a.C., as cidades gregas conheceram um grande desenvolvimento urbano. Esse progresso gerou a queda das monarquias e deu inicio à turbulências sociais que acabaram por produzir legislações e famosos legisladores. Somente dois legisladores tem comprovada existência histórica. Neste mesmo período duas Cidades-Estado se destacaram para o direito eram Esparta e Atenas.
Esparta
Esparta foi uma das primeiras cidades a surgir na Grécia, criando um modelo de sociedade que era dividida em três camadas sociais: os Espartíatas: eram os guerreiros chamados de dórios, que recebiam educação militar especial; Os Periecos: eram os que tinham boas condições de vida, mas não tinham direitos políticos; Os Hilotas: eram a classe mais pobre, se encontrava nela os escravos e não tinham nenhum direito na sociedade.
Os Espartíatas tinham como principal função o militarismo, onde o menino de sete anos entrava para o exercito e lá ele permanecia ate completar os sessenta anos, quando o mesmo podia sair e se integrar no conselho de Anciãos. Enquanto o