Trabalho De Histologia
Instituto de Ciências da Saúde - ICS
2º PERIODO ODONTOLOGIA
Alanna Teixeira
Amanda Emilly
Bruna Biondi
Brenda Thayrine
Fernanda Prates
Gabriela Ribeiro
Gustavo Fagundes
Rafael Amaro
João Victor Pereira
Tyelle Araújo
Thamires Santiago
“MUCOSA ORAL”
Montes Claros
2015
MUCOSA ORAL
A estrutura do tecido epitelial estratificado pavimentoso da mucosa bucal inclui tanto o tipo não queratinizado , revestindo a mucosa das bochecas , lábios , palato mole e assoalho da boca, como o tipo queratinizado, recobrindo o palato e as cristas alveolares.
A mucosa mastigatória consiste em camadas múltiplas de células epiteliais associadas com a camada de lâmina dura , a qual contém vasos sanguíneos, terminações nervosas, e glândulas serosas, mucosas e mistas. Um terceiro tipo de mucosa encontrado na superfície da língua é a mucosa especializada , constituída da língua , é a mucosa especializada , constituída por quatro tipos de papilas, filiforme, fungiforme , foliácea e circunvalada. O paladar está associado com os últimos três tipos de papilas, as quais estão localizadas na língua, no palato mole e na faringe. Quatro tipos de paladar estão associados a regiões da língua. Na ponta, são percebidas as sensações gustativas para o doce e o salgado, o paladar para o amargo é percebido na parte posterior da língua. A mucosa mastigatória inclui a gengiva que é composta pelos tecidos que circudam o colo do dente . A gengiva é formada por três áreas: aderida, livre e interdentaria. A gengiva aderida apresenta o epitélio juncional, o qual mantém unida a gengiva ao colo dos dentes. A área interdentária é o tecido entre os dentes , abaixo de seus pontos de contato . O palato duro é recoberto pela mucosa mastigatória, a qual está firmemente aderida ao osso sujacente.
As células da mucosa bucal são denominas queratinocitos e podem ser diferenciadas dos não queratinoticos , que são as células de Langerhans, de Merel e os