Trabalho De Histologia Tecido Nervoso
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: HISTOLOGIA
ALUNA: LAÍSA SANTOS PEREIRA
TECIDO NERVOSO
Prof. José Marques
São Luís
2014
Tecido Nervoso
O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das atividades corporais.
Esse tecido tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. Encontra-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso.
Seus principais componentes celulares são os neurônios, células geralmente com grandes prolongamentos e vários tipos de células da glia ou neuroglia, que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.
O Sistema Nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos.
Características Histológicas
- Formado por células ramificadas com capacidade especial para gerar e conduzir impulsos elétricos.
- Células com prolongamentos que se intercomunicam por meios de impulsos elétricos e mediadores químicos.
- Intenso metabolismo.
- Muito vascularizado.
- Baixa capacidade de regeneração.
- Apresenta dois tipos de células: neurônios e células gliais.
Neurônios
É a unidade fundamental do tecido nervoso.
Os neurônios ou células nervosas são células especializadas na condução de impulsos elétricos. Essa célula é dividida em três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio.
Corpo celular ou pericário: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, que irão produzir algumas substâncias importantes e energia