Trabalho de Hist ria
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política composta por setores de diversas correntes ideológicas, criada oficialmente em março de 1935 com o objetivo de lutar contra a influência fascista no Brasil. A despeito de ter contado com o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB), este nunca aderiu completamente à aliança.
No início da década de 1930, surgiram em diversos países frentes populares compostas por diferentes correntes políticas que sentiam a necessidade de uma atuação unificada para deter o avanço do nazi-fascismo. Também no Brasil, em reação ao crescimento da Ação Integralista Brasileira (AIB), formaram-se pequenas frentes antifascistas que reuniam comunistas, socialistas e antigos "tenentes" insatisfeitos com a aproximação entre o governo de Getúlio Vargas e os grupos oligárquicos afastados do poder em 1930.
No segundo semestre de 1934, um pequeno número de intelectuais começou a promover reuniões no Rio de Janeiro. Dessas reuniões surgiu a ANL, cujo primeiro manifesto público foi lido na Câmara Federal em janeiro de 1935.
2. Belle Époque Foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.
3. Bolcheviques
Os bolcheviques (em russo significa “majoritários”) era um grupo político russo, formado por integrantes do POSDR (Partido Operário Social-Deocrata Russo).
Formado no começo do século XX, o movimento bolchevique fazia oposição ao governo czarista de Nicolau II. Defendiam uma revolução armada de caráter socialista. Por outro lado, os mencheviques , liderados por Martov, defendiam primeiro a instalação da