Trabalho de Hist ria
Alunos: Nicolas e Tiago Peron
Data: 29-05-2015
Matéria: História
Os Castelos:
Os senhores feudais moravam em castelos fortificados, erguidos em meio às suas terras. Até o século X, eram normalmente feitos de madeira. Com o enriquecimento dos senhores feudais, os castelos passam a ser construídos de pedra, parecendo verdadeiras fortalezas. Dentro dele viviam o senhor, a família nobre, os seus servos e, em caso de guerra, todos os vassalos que ali se abrigavam do inimigo.
Como se divertiam: As únicas diversões eram os cânticos dos jograis e as graças dos bufões. Em dias de sol, periodicamente, o senhor do castelo saía à caça, ou promovia torneios com cavaleiros vizinhos, disputando alegremente o jogo das armas. Os nobres costumavam praticar o duelo, para resolver suas questões pessoais. A diversão dos homens, cavaleiros, suseranos, servos eram, em grande parte os duelos e das mulheres, cuidar dos filhos.
As mulheres na sociedade (e o cinturão da castidade): A mulher na sociedade feudal era considerada um instrumento de procriação e objeto de propriedade exclusiva do marido. Não tinha qualquer direito, sequer o de escolher seu futuro marido e quando queriam se casar. O Cinturão da castidade era um artefato de ferro ou de couro que os homens colocavam em suas mulheres e que tinha uma tranca para impedir que elas, mantivessem relações fora do casamento. O cinto de castidade tinha apenas um orifício (não dois como desenham muitos historiadores e artistas plásticos que tentam resgatar o mito dessa peça) por onde saiam às fezes e a urina da mulher. As mulheres acabavam vítimas de infecções urinárias graves por Escherichia coli, uma bactéria que é constituinte da flora normal do intestino, mas que no sistema urinário causa uma infecção gravíssima e que pode causar nefrite, nefrose e levar à morte.
A falta de liberdade pessoal por conta da religião: Praticamente não existiam homossexuais assumidos na idade