Trabalho De Hist Ria Leo
ZIKA DO BAGULHO
2014
Objetivo do trabalho:
Relatar um pouco sobre cada tema, chegando a uma visão ampla no que de decorreu em cada um. Chegar a uma conclusão como as pessoas viviam em cada uma desses temas e o desenvolvimento econômico e tecnológico.
Temas:
Segunda Revolução Industrial
Nova organização da economia
Cidade símbolo da era industrial
A luta por direitos
Segunda revolução industrial
A industrialização, inicialmente restrita a Inglaterra, expandiu-se para França, Alemanha, Russa, Estados Unidos e Japão. Novas invenções impulsionaram a produção industrial e provocaram transformações tão radicais que os historiadores chamaram essa fase de “ Segunda Revolução Industrial ”, correspondendo a segunda metade do século XIX e início do século XX.
A descoberta da conversão do ferro em aço abriu e era das grandes descobertas das grandes usinas siderúrgicas. A produção do aço em larga escala e em pouco custo. Novas fontes de energia foram experimentadas, como eletricidade e petróleo. No final do século XIX, elas eram usadas para iluminação nas indústrias e nos veículos. A invenção do telégrafo revolucionou a comunicação: por meio de impulsos elétricos, uma mensagem era transmitida a longa distância em poucos minutos, houve também a invenção do telefone.
A imprensa também se beneficiou dessas novidades, que permitiam uma divulgação mais imediata das notícias e ainda a invenção da máquina de escrever. Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias.
Conclusão:
Conclui que com a segunda revolução industrial houve um grande avanço econômico como tecnológico para ambas as partes, como os empresários, donos das empresas, imprensa. Teve a descoberta de um minério no caso o ferro, foi criado novas fontes de energia feita de petróleo e eletricidade.
Nova organização da