Trabalho de Higiene e Medicina do Trabalho
1.1 Acidente de Trabalho.
Pode ser definido como todo evento acidental não desejado que traga danos físicos ou não ao colaborador e prejuízos a empresa ou segundo apostila teórica do Colégio SOER, Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
1.2 Doença Ocupacional.
São aquelas adquiridas ou desencadeadas em função das condições especiais em que o trabalho é desempenhado pelo profissional, ou seja, toda alteração na saúde do trabalhador, provocada por fatores ambientais associados ao trabalho, como por exemplo, através de exposição do trabalhador a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, em situações acima do limite permitido por lei, sem a utilização de roupas e/ou equipamentos de proteção coletiva ou proteção individual compatíveis com o risco exposto.
Dentre as diversas doenças ocupacionais existentes, as mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele. Os cuidados são essencialmente preventivos, pois a maioria das doenças ocupacionais é de difícil tratamento.
Alguns exemplos de Doenças Ocupacionais:
Silicose: Doença que também atinge os pulmões e é causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e é caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. Não existe um tratamento específico para a silicose, mas é muito importante afastar o trabalhador da fonte de exposição à sílica para evitar o seu agravamento. O tratamento de apoio compreende medicamentos supressores da tosse, broncodilatadores e oxigênio. No caso de infecções respiratórias associadas, pode ser necessária a utilização de antibióticos. Outras considerações para o tratamento compreendem restringir a contínua exposição à substâncias irritantes,