Trabalho De Gram Tica E Biologia
Anomalias Persistem e Agravam a Crise Hídrica [SLIDE 2] Como já sabemos, estamos enfrentando uma das piores crises já vividas. A falta de água na região sudeste está cada vez pior e a população dessa região irá sofrer cada vez mais com essa situação. As principais reservas de água, que abastecem o Estado de São
Paulo estão em seu volume morto. As causas dessa crise, contudo, vão além apenas dos fatores humanos, extendendose para fatores naturais. Por isso, hoje nós vamos falar sobre certas anomalias da atmosfera que agravam a crise hídrica.
Tópicos para colocar no SLIDE 2: Vivenciando uma das piores crises já vividas
Principais reservas de água em São Paulo têm seu volume morto. [SLIDE 3] Bom, pra começar, o que é uma anomalia? Anomalia é uma particularidade ou condição fora do comum. As anomalias da atmosfera terrestre, portanto, são eventos que não costumam acontecer normalmente no nosso planeta. Para explicar essas anomalias, vamos mostrar alguns exemplos de fenômenos causados por elas.
Tópicos para colcoar no SLIDE 3:
É uma particularidade ou condição fora do comum. [SLIDE 4] O primeiro exemplo é a estiagem. A estiagem pode ser explicada pela presença nos últimos meses de uma alta pressão atmosférica, que consiste basicamente de grandes
‘’bolhas de ar quente’’ que impedem que frentes polares e correntes de vento úmido que vêm do Atlântico e da Amazônia passem. Essa alta pressão é causada pela diferença de temperatura entre o equador e os polos e a rotação da terra. Quando as bolhas quentes se movem para norte e sul, muitas vezes elas acabam se soltando e invadindo áreas onde o ar normalmente é mais frio.
Tópicos para colocar no SLIDE 4:
Alta pressão atmosférica > Causada pela diferença de temperatura entre o Equador e os polos e a rotação da Terra. [SLIDE 5] Outro fenômeno recente é a baixa umidade do ar que tomou conta das cidades.
Ela acontece porque o