Trabalho de gestão
Trata-se de uma abordagem das principais teorias da administração que por sua vez foi iniciada pelo Sr. Frederick W. Taylor (1856 – 1915) e aperfeiçoada ou expandida por outros estudiosos e empresários como o caso
Henry Ford que em 1913 com sua linha de montagem e fabricação de automóveis define uma estratégia mais abrangente e organizada na sua produção e que junto com o taylorista/fordista difundiu e influenciou todo o ramo de produções com técnicas que são utilizadas até o tempo atual.
Em seguida essas ideias foram trabalhadas por Fayol que apresentou uma nova visão ao trabalho anterior deixando ele mais completo e de uma forma mais global e universal, onde cada seguimento era responsável por suas funções e tinha a clássica visão de organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar suas atividades deixando assim o processo mais racionalizado e com uma estrutura administrativa definida.
Esse
conjunto
de
teorias
como
a
burocrática,
estruturalista,
comportamentalista e muitas outras do modelo taylorista/fordista só sofreram uma mudança a partir dos anos 80 onde foram difundidas outras alternativas administrativas onde enfatizavam a cooperação, a valorização de grupos de trabalho, a delegação de tarefas e transparência nas decisões entre outras características que vieram ajudar em devesas áreas e setores.
Na saúde nunca houve um modelo a seguir sempre foi desenvolvida de muitos modos não tinha um padrão exclusivo de atuação nem abordagem, é possível identificar em diferentes períodos históricos abordagens hegemônicas que desenvolveu em vários espaços sociais, porém, atualmente, no mundo todo ocorre majoritariamente em toda a área.
O trabalho em saúde é essencial em uma esfera da produção nãomaterial que completa a produção onde os profissionais assistem o indivíduo ou grupo com problemas de saúde em atividades de cunho investigativo, preventivo, curativo ou ainda em processo de reabilitação,