Trabalho de Gestão de Serviços
Modelo dos cinco hiatos sobre a empresa:
Introdução:
O presente trabalho visa realizar uma análise dos hiatos existentes na prestação de serviços da companhia aérea TAP – Transportes Aéreos Portugueses. Espera-se como resultado da atividade a elaboração de um relatório que descreva os tipos de falhas cometidos pela empresa e um diagnóstico sobre as causas para as suas ocorrências, baseado no modelo dos Cinco Hiatos estudados em Gestão de Serviços.
A Empresa:
A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da
Star Alliance desde 14 março de 2005. Foi eleita “Companhia Aérea Líder Mundial para África” (2011 e 2012), “Companhia Aérea Líder Mundial para a América do
Sul” (2009, 2010, 2011 e 2012) e a “Melhor Companhia Aérea da Europa” (2011).
A operar desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre 75 destinos em 34 países a nível mundial. Operando em média mais de 2.250 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões de fabrico Airbus, mais 16 ao serviço da PGA, a sua companhia regional, totalizando 71 aeronaves. Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o Cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das Novas Tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e fiabilidade.
Eleita em quatro anos consecutivos – 2009, 2010, 2011 e 2012 - a Companhia
Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards, a
TAP viu assim reafirmada a sua liderança naquele mercado em forte crescimento.
Foi também reconhecida pela UNESCO e pela International Union of Geological
Sciences com a atribuição do Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria
Produto Sustentável Mais Inovador. A revista "Condé Nast Traveller" considerou a
TAP, em abril