Trabalho de gestão da mudança e inovaçao
Trabalho Realizado por:
- Ana Catarina Gonçalves – nº110319087
- Ana Luisa Gonçalves – nº 110319092
- Ana Rita Batista – nº 1103109008
-Inês Felgueiras – nº 110319016
- João Costa – nº110319017
Índice
1 Introdução
No âmbito da disciplina de introdução à gestão, foi-nos proposto um trabalho em que escolhemos o tema, gestão da mudança e inovação. Escolhemos este tema devido ao facto das organizações estarem praticamente como que obrigadas a acompanhar as mudanças e inovações que vão existindo no dia-a-dia, evitando por vezes ficar para trás em termos de concorrência, etc. Para que isso não aconteça as mudanças têm sido o caminho para as organizações se adequarem ao ambiente, intensificando cada vez mais as inovações. Em resumo podemos dizer que a economia global proporciona tantos riscos quanto oportunidades forçando as organizações a procurarem melhorias contínuas, não somente para competir, mas para sobreviver num mundo tão vasto.
2 Revisão da Literatura e Estado da Arte
Gestão da Mudança e Inovação
(ligar os três pontos)
Mudança Planeada –( - Mudança Planeada - É a tentativa sistematizada de reformular uma organização de modo a ajuda-la a adaptar-se a mudanças significativas no ambiente externo e a alcançar novos objectivos.
O conceito de mudança aparece frequentemente associado ao de evolução gradual, sendo utilizado para referir as alterações provocadas por agentes internos ou externos, concretizadas de forma progressiva. Não é uma coisa simples, barata ou indolor. A mudança é importante, porque ajuda a organização a responder às alterações ambientais que ameaçam a sua sobrevivência ou apresentam novas oportunidades de propriedade. Devido à Mudança rápida no ambiente externo, muitas organizações estão a recorrer a Mudança planeada, simplesmente para aumentar a velocidade com que se adaptam às novas condições. A mudança pode, por vezes, significar apenas a recuperação