Trabalho de Gestão Ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
GUSTAVO DE LIMA SANTOS
2° ANO – ADMINISTRAÇÃO
Aparecida de Goiânia, 2014
Resumo analítico
O ponto de partida, básico e fundamental, para a sustentabilidade perpassa pela correra e responsável utilização dos recursos naturais a fim de atender as necessidades das gerações atuais sem prejudicar a capacidade das gerações futuras em atender suas próprias necessidades.
Os primeiros passos conscientes com um compromisso sustentável ambientalmente foram dados nos anos 60 e 70 do século passado com o surgimento da obra Silent Spring de Rachel Carson.
A Revolução Industrial e o liberalismo clássico proporcionaram o surgimento e a expansão do sistema capitalismo moderno.
Segundo May et al. (2003), o problema dessa questão é que os empresários ignoram o fato de que os problemas ambientais globais trarão consequências muito mais à frente no tempo.
Os impactos da produção e consumo costumam gerar pressões sobre o meio ambiente.
Os paradigmas são categorizados em duas dimensões, a primeira representa os pressupostos sobre a natureza da ciência social e a segunda apresenta os pressupostos sobre a natureza da sociedade.
As incursões malthusianas relacionadas a questão ambiental demonstram pontos de vista subjetivistas com posturas direcionadas a mudanças radicais.
Linhas de pensamento
1. Malthusiana: Tem origem na teoria do economista inglês Thomas Robert Malthus cuja doutrina relacionava a evolução da população e a capacidade produtiva da economia.
Em suma, esta teoria foi além deste pensamento ao tratar principalmente de questões importantes, porem pouco consideradas naquela época, como auxilio para as classes pobres, manutenção dos salários ao nível de subsistência e controle das taxas de natalidade.
2. Neoclássica: Seu principal direcionamento é a crença de que os problemas ambientais podem ser solucionados pelos conceitos de maisnstream econômico, dando grande