Trabalho De Gestao
Se a verdadeira democracia caracteriza-se, dentre outras coisas, pela participação ativa dos cidadãos na vida pública, considerados não apenas como “titulares de direito”, mas também como “criadores de novos direitos”, é preciso que a educação se preocupe com dotar-lhes das capacidades culturais exigidas para exercerem essas atribuições, justificando-se, portanto a necessidade de a escola pública cuidar, de forma planejada e não apenas difusa, de uma autêntica formação do democrata. (PARO, 2000, p. 78).
Para alcançar esse objetivo, é necessário que esse processo aconteça de modo eficaz, contando com a participação e colaboração de todos os envolvidos, bem como das relações pessoais, interpessoais e éticas.
Com isso, elaboramos este projeto baseando-se em nossas vivencias passadas enquanto alunas, onde presenciamos um tipo de gestão nada democrática, em que tudo era imposto sem a participação da comunidade escolar.
Muitas das vezes sentíamos que não tínhamos voz dentro da escola, nossas reivindicações não eram atendidas nem se quer ouvidas. A imagem da escola era de puro autoritarismo onde só os gestores tomavam as decisões sem que houvesse uma dialogicidade com a comunidade.
Justificativa
A gestão democrática é algo essencial dentro da escola, pois ela possibilita uma aprendizagem mais significativa no que diz respeito aos alunos, proporciona grandes mudanças no que tange a administração escolar, e por fim, integra todos (alunos, professores, gestores e comunidade) em prol de um bem comum: o desenvolvimento pleno da instituição escolar.