trabalho de gest o
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Introdução
Em todo tempo estamos nos comunicando. Seja em casa, com nossos familiares, na escola, no exercício profissional, nos relacionamentos entre amigos, namorados, ou seja, em todo momento nos deparamos com a necessidade da comunicação. Portanto nesse trabalho abordaremos os aspéctos da comunicação interpessoal, e a sua importancia para o que se seja bem aceito e tenha-se sucesso no meio trabalhista.
desenvolvimento
Quem nunca se deparou com uma situação semelhante a que viveu o gramático Evanildo Bechara. Ele conta que aos 11 anos de idade, quando viajava de Pernambuco para o Rio de Janeiro, ao parar em salvador, entrou em um restaurante e pediu um vatapá. O garçom perguntou como ele queria o prato. Bechara respondeu bem “quentinho”, como era de costume fazer-se em sua terra para determinar a temperatura da comida. Acabou tendo que engolir um bocado com muita pimenta. Com as lágrimas nos olhos ele pode aprender que “quentimho”, na Bahia, era “bem apimentado”. Bem, essa história serve para nos fazer entender que a comunicação não é um processo mecânico, em que a informação simplismente é transmitida de uma pessoa para outra, mas que varia de acordo com a cultura e os valores na qual a sociedade está inserida. A comunicação não se faz apenas por meio da lingua, que denominamos código verbal. Usamos também, os gestos, o tom de voz, as roupas, para nos comunicar. A este segundo grupo de códigos citados denominamos não verbal.
Elementos da comunicação
Vamos entender um pouco melhor a respeito da comunicação. Basicamente toda vez que alguém envia uma mensagem a alguém, a comunicação acontece. Veja no esquema o processo de comunicação e seus elementos.
Quem diz: emissor
A quem diz: receptor
O que diz: mensagem - conjunto