Trabalho de Gest o de Estoque
Lidiane Gualberto Teixeira
Rogéria de Almeida Siqueira Silva
Sharon Rocha Ribeiro
Vanessa Lopes Santana
Questões:
1) Qual a importância do fator humano na gestão de estoque?
O maior problema dentro da gestão de estoque é “pessoa” (gente). O gestor de estoque precisa ser uma pessoa com o perfil mais rígido, exigente, com pulso forte e paciente (“precisa rezar a missa todo dia”). É aquele que não trata o estoque com desleixo. Se a empresa não tiver um bom gestor de estoque e consequentemente uma boa gestão, é a mesma coisa que não ter dinheiro. Porque estoque é dinheiro transformado em mercadoria.
2) Como determinar o nível ótimo de estoque?
Manter o menor estoque possível, desde que não falte. A quantidade exata a se manter na maioria dos casos determina-se comparando os custos da falta com os custos do excesso, levando em consideração o atraso nos prazos e os prejuízos que possam vir a causar junto ao cliente.
3) O que são perdas por obsolescência?
São perdas que ocorrem a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado. Existe inclusivamente a chamada obsolescência programada em que o produtor programa propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto, para consumo, de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para uma determinada data ou tempo de funcionamento para forçar o consumidor a comprar de novo.
4) Para que serve a análise do giro de estoque (curva abc)?
Serve para classificar por determinado critério qual item e ou produto é mais importante, bem como para fazer um acompanhamento e planejamento da entrada e saída de cada item conforme a sua importância.