Trabalho de Geração, transmissão e distribuição
Poste é um toco de madeira, cimento, ferro ou aço que sustenta linhas de transmissão de energia elétrica ou de telecomunicações, que por sua vez alimentam os espaços residenciais, comerciais e industriais. Ele previne que os fios sofram curto-circuito, e protegem a superfície da rua da inconveniência de cabos e fios. Também podem suportar uma lâmpada para fornecer iluminação pública.
Cabos e condutores
São considerados os elementos ativos das linhas de transmissão, são dimensionados para transportar uma potência compatível com a sua capacidade térmica. Os condutores devem apresentar alta condutibilidade elétrica, baixo custo, boa resistência mecânica, baixo peso específico e elevada resistência a oxidação. Os cabos condutores são formados de várias comandas de fios encordoados. São utilizados como materiais o alumínio (AAC), alumínio-liga (AACC) - alumínio com alma de aço (ACSR)
Cabos condutores das linhas de transmissão são considerados os elementos ativos por estarem normalmente energizados, sendo a sua escolha baseada em função das características técnicas e econômicas, ou seja, assegurar que a linha transfira a potência necessária a um custo razoável, visando o bom desempenho do sistema de transmissão. Para atendimento a esta premissa, os condutores devem ser selecionados com suficiente capacidade técnica para atender as condições de regime normal e de emergência. O custo dos condutores representa cerca de 60% do custo dos materiais de uma linha de transmissão, restando 40% para os demais componentes, daí a importância para o dimensionamento correto dos mesmos. Na escolha do material que deve ser utilizado para os condutores, é fundamental considerar as seguintes características:
Alta condutibilidade
O material deve ter baixa resistência elétrica, de modo que as perdas por efeito joule possam ser mantidas, dentro de limites economicamente rentáveis, considerando o custo de transporte de energia.
Elevada resistência mecânica
A resistência