Trabalho de Geologia PUC rio
Este relatório tem como finalidade descrever e analisar o que foi estudado na segunda visita de campo do curso de Geologia do segundo semestre de 2009.
A turma de laboratório chegou ao Baixo Bebê às 17 hrs, tendo fim as explicações do professor Amaral as 19 hrs, andamos um pouco pela lagoa para podermos analisar outros lugares também, como a sede de remo do Vasco, e a Hípica.
O objetivo da visita era conhecer a fundo os diferentes tipos de solo que existem nessa região e poder conhecer as soluções encontradas para uma melhor obra neles.
Baixo Bebê O Baixo Bebê é a região que propõe a ligação entre a lagoa e a praia de botafogo. Nela há um deposito de areia marinha com rocha. Do local pudemos observar o morro do corcovado e a sua fratura tectônica, que se trata de uma fratura de alivio (Dá-se por processos de desconfinamento das massas rochosas, A erosão de grandes espessuras de rochas pode eliminar a ação confinante do peso sobrejacente, gerando fraturas de alívio, proximamente paralelas à conformação do relevo local). A Floresta embaixo do morro mostra o deposito de talus, que é constituído de fragmentos rochosos, quando o solo residual jovem é erodido, o solo maduro acaba sofrendo um deslizamento e o que se tem no fim é uma mistura dos solos, esse solo por sua vez é pouco resistente sendo inadequado para construção. Vimos também na JB um local com solo aluvial, que nada mais é do que um solo jovem formado pela deposição de partículas transportadas em suspensão pelas águas naturais, são solos trazidos por rios, solos mais grosseiros.
Vasco De frente a sede do Vasco pode-se observar o morro dos cabritos, esse por sua vez também possui uma fratura de alivio, a uma grande rugosidade e conseguimos ver a sua lasca também. Essa região em volta da sede de remo do Vasco possui um solo com uma boa quantidade de argila, um solo argiloso, solo que tem uma granulação muito fina e apresenta características marcantes de